Existem alguns pilares que são o eixo de sustentação de qualquer empreendimento e que também são responsáveis diretamente pela evolução de uma empresa. O setor de Contabilidade e o setor de RH, são, certamente, áreas que fazem parte dessas bases fundamentais, para um crescimento baseado nos processos e nas pessoas.
Os grandes problemas de empresas que não conseguem planejar o crescimento estão centralizados nessas duas áreas, primeiramente porque as estruturas de trabalho precisam do gerenciamento do setor de RH para que possam produzir com mais eficiência e satisfação. E as Ciências Econômicas são responsáveis por mensurar, entre outras coisas, as implicações financeiras dos recursos destinados à educação, treinamento e orientação desses indivíduos. Além disso, toda a contabilidade de folhas de pagamento, investimento pessoal passam, necessariamente, por essas duas esferas.
O gerenciamento de pessoas parte da avaliação dos Recursos Humanos, mas, também precisa estar alinhado com a área de Contabilidade, pois a contratação de funcionários ou realização de treinamentos, por exemplo, dependem também das possibilidades financeiras da empresa.
Entenda melhor o funcionamento e as funções complementares desses dois setores:
1 – Demissões e aposentadorias: o cálculo referente à demissão ou aposentadoria envolve salários, arrecadação de décimo terceiro, planejamento das férias, aviso prévio, fundos para eventuais pagamentos de multas e outros dados. Para que o contador possa planejar as demissões ou afastamentos é preciso estar preparado financeiramente. Cabe ao setor e Recursos Humanos manifestar essa necessidade com antecedência e fornecer todas os documentos e informações relativas ao trabalho e tempo de serviço dos funcionários.
2 – Folhas de pagamento: um dos maiores motivos que levam uma empresa a trocar de escritório de contabilidade é a folha de pagamento, um dos itens mais onerosos da gestão de uma organização, o que causa prejuízos significativos em caso de erros por parte do escritório de contabilidade. Os cálculos incidentes sobre horas extras, adicional noturno, impostos, tudo precisa ser informado ao setor da contabilidade pelo setor dos recursos humanos, qualquer falha nessa comunicação incide em problemas difíceis de serem resolvidos posteriormente e que bagunçam todo o planejamento financeiro. As legislações trabalhistas precisam estar em dia e todos esses cálculos são realizados pela contabilidade e repassados para o setor de RH, que, por sua vez, tem a responsabilidade de transmitir ao funcionário.
3 – Benefícios e bonificações: todos os benefícios e bonificações concedidos aos funcionários, tais como vale-transporte, vale-alimentação e planos de saúde empresariais, fazem parte de acordos realizados entre o funcionário e o setor de RH. Nesses casos, cada empresa tem suas próprias diretrizes e políticas, portanto os cálculos podem variar de acordo com a função e desempenho de cada funcionário.
A Contplan tem mais de 20 anos de experiência no mercado de Contabilidade, sendo uma das maiores do segmento em Porto Alegre. Contamos com um setor exclusivo voltado ao serviço de gestão de folha de pagamento, já tendo contabilizado mais de 8 mil folhas processadas. Entre em contato para receber uma proposta personalizada: (51) 3333.3978 | comercial@www.contplan.com.br
Converse agora mesmo com um especialista e descubra como podemos otimizar seus processos.